BYD lança novo módulo fotovoltaico na maior feira de energia solar da China e inicia comercialização de novos modelos no Brasil.

A BYD participou da SNEC PV POWER 2021, a maior feira de energia solar fotovoltaica da China, em Xangai onde realizou o lançamento de novos módulos fotovoltaicos para geração de energia solar. O evento é um dos maiores e mais importantes da indústria fotovoltaica da Ásia e inúmeras empresas internacionais apresentaram suas últimas tendências e soluções para o setor.

O módulo fotovoltaico de ultra-alta potência (UHP) 665Wp  que possui eficiência média da célula é de 22,8% e é ideal para usinas de geração centralizada, foi apresentado pela BYD China, o que reforça a posição atuante da empresa em projetos de larga escala por todo o mundo “Este lançamento mostra o quanto a BYD está comprometida em aumentar sua participação no segmento de energia solar em todo o mundo. A empresa, que já é líder em proporcionar soluções para um mundo mais sustentável, investe seu capital para tornar cada vez mais eficiente este ecossistema livre de emissões.” – Informa Adalberto Maluf, Diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD.

Além deste lançamento internacional,  a empresa iniciou no Brasil a comercialização dos módulos monofaciais e bifaciais de 440Wp e 530Wp. Estes produtos são fabricados em sua matriz, na cidade de Shenzhen, e são ideais para sistemas de geração distribuída de energia como residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e algumas usinas.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), mesmo diante da pandemia do coronavírus, o segmento de geração distribuída deve crescer cerca de 90% no ano de 2021 quando comparado ao ano anterior, o cenário é favorável e deve manter este ritmo acelerado com perspectivas de aumentar a potência instalada no país de 4,4GW para 8,3 GW ainda neste ano. Ainda segundo a Absolar, o setor solar fotovoltaico bate recordes no Brasil, o setor já soma mais de R$ 48,5 bilhões de investimentos privados e gerou 275 mil novos postos de trabalho no país.

“Estamos vivenciando uma verdadeira revolução na matriz energética brasileira, num momento em que o país passa por crises energéticas, a BYD vem trazendo soluções acessíveis de geração e armazenamento de energia para a população.” – Analisa Marcelo Taborda, Gerente Comercial da BYD.

Atuação no Brasil

A BYD têm investido constantemente no Brasil, recentemente a empresa realizou a compra de equipamentos para alta análise na aplicação de semicondutores em seu centro de pesquisa avançado em parceria com a UNICAMP e o Instituto de Pesquisas Eldorado por meio dos incentivos à Pesquisa e Desenvolvimento concedidos pelo programa PADIS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Além disso, a empresa registrou expansão de mais de 40% na comercialização dos módulos fotovoltaicos nacionais no segundo semestre de 2020. Como consequência, a empresa abriu um segundo turno em sua fábrica, somando 410 colaboradores atuantes no país.

Rolar para cima