Os primeiros caminhões 100% elétricos BYD chegam à Europa

Publicado em 01.02.2019 | Por BYD Brasil

A BYD lançou três linhas de veículos comerciais com emissão zero direcionadas a frotistas na Europa. Dois caminhões 100% elétricos e uma van 100% elétrica fizeram sua estreia na semana passada, em uma apresentação no estádio Estadio Nueva Condomina, na cidade de Múrcia, no sudeste da Espanha.

O evento foi realizado pela BYD e pela empresa Tomi Maquinaria, uma das principais revendedoras de empilhadeiras elétricas da BYD nas regiões espanholas de Múrcia e Almería. Dentre os convidados, estiveram presentes representantes do governo espanhol local, empresas de logística e concessionárias.

Uma gama de caminhões e vans elétricos BYD já estão operando na China e em alguns outros mercados globais, mas ainda não haviam sido oferecidos a clientes na Europa.

Os primeiros caminhões disponíveis para os clientes europeus são o caminhão leve eT6 (7.5T PBT) e o Green Tug Q1M (46T PBTC), este especificamente projetado para aeroportos, portos e centros de distribuição. Também foi lançado o veículo comercial 100% elétrico BYD eT3, a primeira van que a BYD está trazendo para a Europa. Estas primeiras unidades são as pioneiras de uma gama completa de veículos comerciais leves e pesados 100% elétricos que a BYD planeja lançar em toda a Europa nos próximos anos.

Caminhão leve BYD eT6, empilhadeira contrabalançada BYD, Green Tug BYD Q1M, paleteira BYD e a van BYD eT3

Isbrand Ho, diretor administrativo da BYD Europe, disse: “Este é um passo altamente significativo para a BYD, a introdução de toda uma gama de veículos de emissão zero comprovados e competitivos, abrangendo setores-chave do setor de veículos comerciais. Nossos produtos 100% elétricos que chegaram à Europa anteriormente consolidaram sua posição em suas respectivas categorias – táxis, ônibus urbanos (atualmente somos líderes de mercado na Europa e produzimos recentemente nosso 50.000º ônibus elétrico mundialmente) e empilhadeiras (este ano esperamos entregar 3.000 unidades a clientes europeus). Estamos confiantes de que esta quarta linha de produtos – caminhões – também obterá sucesso de vendas, mesmo com o mercado europeu intensamente competitivo”.

Caminhão leve BYD eT6

Segundo Antonio Martinez, Diretor Geral do Tomi Group: “Hoje somos os pioneiros na Espanha trazendo a tecnologia mais limpa do mercado para nossas estradas. Queremos nos tornar um exemplo para o resto da Europa”.

Green Tug BYD Q1M

Javier Contijoch, Vice-Presidente de Vendas da BYD Europe, disse: “A BYD estabeleceu sua divisão europeia de caminhões elétricos em 2018 e, desde então, testou dois de seus protótipos de caminhões elétricos no continente. A Espanha foi escolhida como o primeiro mercado-piloto. A estreia dos caminhões elétricos da BYD é o início do lançamento na Europa. Outras regiões europeias estão prestes a seguir o exemplo.

Javier Contijoch, Vice-Presidente de Vendas da BYD Europe

A BYD

“Pioneira em soluções de energia limpa”

Gigante global pioneira em energia limpa, a BYD foi fundada em 1995 e rapidamente se tornou a maior fabricante mundial de baterias recarregáveis e sistemas de armazenamento de energia. Desde 2015, a BYD também vem surpreendendo o mundo como a maior fabricante de automóveis elétricos e híbridos plug-in e ônibus (maiores de 10 metros) do mundo (2015, 2016, 2017 e 2018).

A empresa está presente em cinco continentes, mais de 50 países e em cerca de 200 cidades e têm entre seus sócios o americano Warren Buffet. Com mais de 240 mil funcionários distribuídos em 40 fábricas ao redor do globo (sendo 20 mil engenheiros pesquisadores), a chinesa BYD é, ainda, a segunda maior fornecedora de componentes para celulares, tablets e laptops no mundo para outras marcas globais, e considerada uma das 15 empresas que estão mudando o mundo para melhor, “Change The World”, da Revista Fortune.

Em 2016, a BYD ganhou o prêmio Zero Emission Eco system da ONU, na categoria grandes corporações. Em 2016, a empilhadeira elétrica da BYD ganhou o prêmio IFOY de melhor empilhadeira elétrica do mundo. A primeira vez que uma marca não europeia ganha o principal prêmio do setor de logística na Europa.

No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, inaugurou sua planta de produção de módulos fotovoltaicos. A BYD Brasil já emprega mais de 300 funcionários nas cidades de Campinas e São Paulo.