Ônibus BYD recebe prêmio mundial do renomeado iF DESIGN AWARD

Publicado em 20.02.2020 | Por Fabio

A BYD, principal fabricante de ônibus elétricos do mundo, obteve uma impressionante vitória no cobiçado prêmio iF DESIGN Award. A condecoração, na categoria transporte público, foi concedida ao modelo de 12 metros da BYD – o ônibus elétrico mais vendido da Europa – especificamente pelo seu inovador conceito de design ‘Home from Home’.

Home from Home – design Vision in product (ViP)

O conceito “Home from Home” da BYD é resultado de uma cuidadosa avaliação sobre o futuro da eletrificação veicular, colocando-o como uma verdadeira experiência para os passageiros.  Um ponto crucial para os juízes do iF Design Award foi o design imaginativo que remete a uma sensação real de boas-vindas, prazer e inspiração.

A jornada rumo ao mais recente projeto do ônibus elétrico de 12 metros da BYD foi resultado da visão globalmente reconhecida no design de produtos; ápice de um trabalho de longo prazo, de diversas etapas. A equipe de design da BYD mergulhou em exposições de design, apresentações inspiradoras e trabalhou com a colaboração de especialistas em design de fora do mercado de fabricação de veículos para que eles pudessem colaborar com a construção dos blocos fundamentais do conceito Home from Home.

Júri

Nada menos que 70 especialistas em design individual de 20 países realizaram uma avaliação criteriosa do produto BYD, incluindo uma apresentação em janeiro de representantes de pesquisa e desenvolvimento da BYD para membros do júri em Hamburgo. Após o anúncio desta semana da vitória da BYD, a empresa aguarda pela cerimônia especial do IF DESIGN AWARD em maio.

7.300 participantes de 56 países entraram na competição de design – concebida pela primeira vez em 1953 e agora composta por uma enorme variedade de categorias de todas as esferas da vida – todas englobando as últimas tendências, inovações e a natureza do design moderno. O vencedor do IF DESIGN AWARD recebe um selo de aprovação altamente conceituado da IF; um símbolo de design excepcional.

Os juízes do IF DESIGN AWARD deliberaram sobre uma série de critérios de design, incluindo inovação, estética, funcionalidade, responsabilidade e posicionamento.

O teto liso remove equipamentos da vista para uma estética limpa, enquanto o vibrante laranja e o frio e calmo azul pastel criam um contraste dinâmico. No interior, as cores da cabine, acabamento de material sutil e iluminação ambiente criam uma atmosfera espaçosa e relaxante. Do ponto de vista tecnológico, o espelho digital e o novo painel são mais seguros e futuristas, enquanto a estrutura leve, o sistema de gerenciamento de baterias e o novo ar condicionado reduzem o consumo de energia.

Estou absolutamente empolgado com nossa equipe de design”, disse Isbrand Ho, Diretor Administrativo da BYD Europa, “poucas pessoas percebem as restrições existentes no desenvolvimento do projeto de um veículo que transporta passageiros. A funcionalidade é primordial e a segurança é a principal preocupação ”, disse ele. Além disso, “os juízes especialistas do iF DESIGN AWARD apreciaram todos os esforços que nossos projetistas fizeram na criação de uma experiência em “Home from Home” incorporada a um design de veículo incrivelmente atraente, que oferece uma presença marcante na estrada e um ambiente seguro, confortável e tranquilo para os passageiros.”