Nova bateria ultra fina, Blade, redefine padrões de segurança VEs

Publicado em 30.03.2020 | Por Fabio

 A BYD anunciou oficialmente o lançamento da bateria Blade, um novo produto ultra fino desenvolvido para mitigar preocupações sobre a segurança da bateria em veículos elétricos. Em um evento de lançamento on-line com o tema “A bateria Blade para proteger o mundo”, Wang Chuanfu, presidente global da BYD, disse que a bateria Blade reflete a determinação da BYD de resolver problemas de segurança do produto, além de redefinir os padrões de segurança para todo o setor.

A BYD destacou um vídeo da Bateria Blade que vem sendo aprovada com êxito em um teste de rigoroso de perfuração, que é visto como a maneira mais eficaz de testar a fuga térmica das baterias devido à sua grande dificuldade. “Em termos de segurança da bateria e densidade de energia, a Bateria Blade da BYD tem vantagens óbvias”, disse o professor Ouyang Minggao, membro da Academia Chinesa de Ciências e professor da Universidade de Tsinghua.

A nova bateria foi desenvolvida pela BYD ao longo dos últimos anos. As células são dispostas juntas em uma matriz e, em seguida, inseridas em uma bateria. Devido à sua estrutura, a utilização de espaço da bateria fica otimizada em mais de 50% em comparação com as baterias convencionais de bloco de fosfato de ferro e lítio.

Durante os testes de perfuração com prego, a Bateria Blade não emitiu fumaça ou fogo depois de ser penetrada e a temperatura de sua superfície atingiu apenas de 30º a 60ºC. Nas mesmas condições, uma bateria de lítio ternária excedeu 500ºC e queimou violentamente. Apesar de uma bateria convencional de bloco de fosfato de ferro-lítio não emitir chamas ou fumaça, a temperatura de sua superfície atingiu   temperatura de 200º a 400ºC. Isso significa que os veículos elétricos equipados com a Bateria Blade são menos suscetíveis a pegar fogo, mesmo que sejam severamente danificados.

Teste comprova segurança da nova Blade Battery

Resultados do teste para três tipos de baterias de energia para veículos elétricos realizados com ovos para indicar a temperatura na superfície da bateria. A bateria Blade também passou por outras condições extremas de teste, como ser esmagada, dobrada, ser aquecida em um forno a 300°C e sobrecarregada em 260%. Nada disso resultou em incêndio ou explosão.

Nos últimos anos, muitos fabricantes de veículos elétricos caíram em uma competição cada vez maior em busca de maior autonomia. Neste período, o foco foi transferido para os fabricantes de baterias, levando a buscas não razoáveis apenas baseada na “densidade de energia” na indústria de baterias. Diante deste enfoque,  a segurança foi marginalizada. A bateria Blade da BYD visa trazer a segurança da bateria de volta à vanguarda, um redirecionamento do tênue da indústria nesse aspecto crucial.

He Long, vice-presidente da BYD e presidente da FinDreams Battery Co., Ltd., destacou quatro vantagens distintas da Blade Battery: lenta liberação de calor e baixa geração de calor, capacidade de não liberar oxigênio durante as avarias e de não pegar fogo.

Hoje, muitas marcas de veículos estão em discussão conosco sobre parcerias baseadas na tecnologia da Bateria blade”, disse He Long. Ele acrescentou que a BYD vai compartilhar e trabalhar com parceiros globais para alcançar resultados benéficos para todos os players do setor.

Para Adalberto Maluf, Diretor de Sustentabilidade da BYD Brasil “A nova química e o desenho das baterias de lítio Blade criam a bateria mais segura de todo o mercado mundial. É a resposta a um longo processo de pesquisa para criar uma bateria a prova de fogo e explosões. Será uma revolução nas baterias de lítio moderna para veículos”.

 

Novo modelo Han EV virá com a Blade Battery

 

O Han EV, o principal modelo de sedã da BYD programado para ser lançado em junho deste ano, virá equipado com a Bateria blade. O novo modelo vai liderar a Família Dynasty da marca, ostentando uma faixa de autonomia de 605 quilômetros e uma aceleração de 0 a 100km/h em apenas 3,9 segundos.