Cidade de São Paulo coloca em operação a maior frota de ônibus 100% elétricos a bateria do País

Publicado em 19.11.2019 | Por BYD Brasil

A cidade de São Paulo se tornou a cidade com a maior frota de ônibus 100% elétricos do país.
Foram apresentados hoje, dia 19 de novembro, 15 ônibus com chassis BYD D9W com carroceria
Caio e Marcopolo, operados pela concessionária Transwolff, que serão integrados à linha 6030-
10 Unisa Campus 1-Terminal Santo Amaro, na Zona Sul paulista. A Transwolff foi habilitada para
o projeto piloto por meio de processo realizado pela SPTrans, responsável pela gestão do
sistema de transporte público por ônibus em São Paulo, que levou em conta menor custo
para disponibilização da energia elétrica no local de abastecimento, o percurso, a quilometragem
diária por veículo, o número de passageiros transportados, a frota, a distância entre a garagem e
o ramal elétrico.

O projeto piloto na cidade de São Paulo tem um grande potencial de ser aplicado em larga escala,
pois a cidade está adotando medidas para atingir as regras estabelecidas na lei 16.802/2018,
chamada de Lei do Clima, que exige a redução de 10% na emissão de poluentes locais (MP e
NOX) e do efeito estufa (CO 2 ) a cada ano. Os 15 ônibus BYD D9W possuem 250 quilômetros de
autonomia, o que permite que ele rode o dia inteiro, retornando para a garagem à noite, onde
são recarregados. A recarga total se dá num período de três a quatro horas. A energia que será
usada no abastecimento é limpa e virá de geração por meio de fazenda solar. O carregamento
noturno torna a operação mais vantajosa, uma vez que o custo da energia elétrica neste período
é mais baixo.
Os ônibus elétricos BYD D9W são econômicos, tendo custo operacional 70% menor que um
ônibus a diesel convencional. Na comparação com o diesel, o gasto com o abastecimento elétrico
chega a ser equivalente 25% do que a de um veículo a diesel. Além disso, o número reduzido de
peças em um veículo 100% elétrico reduz drasticamente a necessidade de manutenção,
proporcionando maior disponibilidade do veículo em comparação ao convencional à combustão.
O presidente da BYD Brasil, Tyler Le, comemora expansão do número de ônibus elétricos
também nos países do ocidente. “A Europa está se consolidando como um importante mercado,
com mais de 1000 unidades em operação ou encomendados. No Chile já são mais de 180 ônibus
100% elétricos em operação. No Brasil, a chegada dos ônibus à São Paulo, a maior cidade do
Brasil, é um marco desta expansão também na América Latina”, afirma.

Prefeito de Sâo Paulo Bruno Covas recebe os ônibus
Vantagens do ônibus elétrico
Com capacidade para transportar 29 pessoas sentadas e 51 em pé, incluindo espaço para
cadeirante, os ônibus são movidos a bateria de ferro-lítio. A bateria de ferro-lítio adotada pela
BYD é a única bateria que, em contato com o oxigênio, não explode e não pega fogo. Outra
vantagem da bateria de ferro-lítio é que ela será usada 15 anos nos ônibus e depois ainda poderá
ser utilizada em sistemas de armazenamento de energia. O descarte é outro diferencial, pois este
tipo de bateria não possui metais pesados em sua composição.
Todos os veículos seguem as especificações estabelecidas pela SPTrans: têm ar condicionado,
possuem Wi-Fi, tomadas USB e são do tipo piso baixo, o que facilita o embarque e desembarque.
Os ônibus possuem também monitoramento por câmeras e itinerários eletrônicos em Led. Além
disso, os veículos são totalmente acessíveis, por meio de rampas, o que facilita o embarque e
desembarque do cadeirante. Pode-se ainda destacar o silêncio interno e externo que vai
proporcionar bem-estar aos passageiros e à população em geral, que sentirá o impacto da
redução na poluição sonora. O conforto para o motorista também é um diferencial, já que os
ônibus contam com um sistema de coluna de direção regulável, o que os torna mais ergonômicos,
reduzindo o afastamento por LER/DORT.
Chassis BYD D9W
O Chassis BYD D9W é utilizado para aplicação em carrocerias com até 13,2 metros de
comprimento. Os dois motores BYD-2912TZ-XY-A, de 150 KW, juntos equivalem a 402 cavalos de
potência e estão integrados às rodas do eixo traseiro, contando com um módulo de controle
eletrônico de tração. A estrutura é constituída por materiais de alta resistência a torção e a
flexão.
Os freios a disco regenerativos com sistema ABS nas rodas dianteiras e traseiras, proporcionam
maior segurança e autonomia ao veículo. A energia cinética dá ao veículo a capacidade de reverter
a energia nos momentos de frenagem, permitindo a realimentação dos sistemas de baterias. A
suspensão pneumática integral proporciona conforto aos passageiros e ao motorista e o sistema
de rebaixamento bilateral (ECAS) permite o ajoelhamento da suspensão, aumentando a
comodidade e a segurança para embarque e desembarque dos passageiros. Também é possível
elevar a altura da carroceria para transpor alguns obstáculos das vias públicas, através do sistema
pneumático de suspensão.

Redução de poluentes locais
Os ônibus elétricos representam um grande instrumento para a redução de poluentes locais e de
gases causadores do efeito estufa. Na média, cada ônibus a combustão consome 90 litros de
diesel em um dia de operação. Sendo assim, cada ônibus vai deixar de emitir 110 ton/ano de CO 2
na atmosfera e toda a frota dos 15 ônibus vão preservar o equivalente a 11.781 árvores ao ano.