Casa paradisíaca gera sua própria energia no meio do cerrado Brasileiro

Publicado em 06.05.2020 | Por BYD Brasil

Propriedade na Chapada dos Veadeiros tem sistema off-grid com baterias B-Box BYD

O cenário é uma casa de campo do renomado arquiteto Daniel Mangabeira, em meio ao cerrado Brasileiro, em Cavalcante – GO, na Chapada dos Veadeiros. O desafio: buscar autonomia na geração de energia e não agredir o meio ambiente. A solução encontrada pela atriz e produtora de eventos, Narciza Leão, em meio a algumas opções no mercado de energia solar, foi um sistema off-grid 3KVA com uma bateria B-Box BYD, com geração mensal de 270Kwh (BYD – a maior fabricante de baterias recarregáveis do mundo). A energia produzida pelos painéis solares é armazenada em baterias que garantem o abastecimento em períodos mesmo sem sol ou à noite. A casa é completamente independente de qualquer concessionária e não possui conta de energia.

Sistema off-grid BBox BYD

A casa ficou pronta em dezembro de 2019 e o sistema instalado garante a geração de energia para todos os equipamentos projetados como a bomba da piscina, iluminação, ventiladores, geladeira e eletrodomésticos. Narciza comenta os benefícios do seu recanto auto suficiente em geração de energia “Eu estou muito satisfeita e surpresa! A energia não acaba. De fato, o sistema off-grid com as baterias de fosfato ferro lítio funciona perfeitamente. Os meus vizinhos, que optaram por baterias estacionárias, não conseguem ligar todos os equipamentos que eu consigo, como bomba de piscina e liquidificador, por exemplo. E ainda são surpreendidos com problemas na interrupção de energia”. O valor do investimento foi um ponto levantado por Narciza. “O investimento inicial assusta, mas pensar que por muitos anos terei um sistema 100% sustentável e que não me gera despesa, compensa e muito”.

 

Natália Maestá, engenheira e diretora da empresa Fonte Solar, responsável por montar o sistema na casa de campo, explica as vantagens do sistema off-grid para o fornecimento de energia em locais remotos onde não há acesso da rede da concessionária, favorecendo fazendas, aldeias indígenas, Quilombos e Unidades Básicas de Saúde em áreas de pouco acesso. “Com o sistema off-grid de baterias de fosfato ferro lítio da BYD é possível viabilizar não só a iluminação, como funcionamento de geladeiras para guardar alimentos refrigerados ou até vacinas, resfriadores de leite, garantir a comunicação, o funcionamento de ar-condicionado, ventiladores e até sistemas de bombeamento de água”.

 

Natália defende as baterias de Fosfato ferro-lítio fabricadas pela BYD, utilizadas no sistema B-BOX BYD, como as de maior qualidade e as mais eficientes do mercado. “Quando o assunto é armazenadores de bateria, a tecnologia e a qualidade da BYD são incomparáveis. O sistema off grid tem o investimento bem maior comparado ao on grid devido ao banco de baterias, o payback é longo, mas se paga e ainda resta um tempo de uso sem qualquer custo, considerando que as baterias de fosfato ferro-lítio têm durabilidade de até 30 anos”. A engenheira explica ainda que se for considerado o aumento tarifário, ele se torna ainda mais atraente, pois não depende em nada da concessionária.

A Fonte Solar executa projetos off grid desde 2013, porém com o avanço da tecnologia e com a bateria de fosfato ferro lítio, a empresa está focada em ofertar o sistema Off Grid Fonte Solar de Alta Performance

 

O que é preciso para montar um sistema off-grid:

Painéis solares ou placas solares:

Geram a energia elétrica que abastece as baterias. Tem a propriedade de transformar a radiação solar em corrente elétrica contínua. Um sistema pode ter apenas um painel ou vários painéis interligados entre si.

Controladores de carga:

Garantem o correto abastecimento das baterias evitando sobrecargas e descargas profundas, aumentando sua vida útil.

Inversores:

Tem a função de transformar corrente continua (CC) em corrente alternada (AC), e levar a tensão, por exemplo, de 12V para 220V. Em alguns casos pode ser ligado a outro tipo de gerador ou à própria rede elétrica para abastecer as baterias.

Armazenadores de energia:

Armazenam a energia elétrica para ser utilizada nos momentos em que o sol não esteja presente e não haja outras fontes de energia.

 

Armazenamento de energia BYD de fosfato de ferro-lítio são considerados os mais seguros do mundo

O B-Box da BYD foi desenvolvido com baterias de fosfato de ferro-lítio. Os modelos disponíveis no mercado são as versões: B-BOX PRO 13.8; B-BOX LV; B-BOX HV, ESS Outdoor e ESS Container, que podem ser utilizadas em residências, comércio, indústrias, condomínios em áreas rurais ou urbanas, off-grid e on-grid.

Toda a linha de baterias de armazenamento de energia da BYD possui em sua composição uma química segura (fosfato de ferro lítio), de alta densidade de energia, amigável ao meio ambiente e com alta eficiência de carga e descarga. O equipamento já vem dotado com todas as interconexões BMS, de fácil instalação. Além das grandes vantagens de segurança e tamanho dos sistemas, as B-BOX também tem como diferencial um sistema completo de gerenciamento, garantindo a maior eficiência e praticidade para o usuário.

“A linha de armazenamento de energia solar da BYD é a mais completa disponível no Brasil. As baterias de armazenamento podem ser instaladas nos mais diversos espaços, atendendo os mais diversos públicos, seja em escala domiciliar quanto industrial”, afirma Adalberto Maluf, diretor de Marketing, Sustentabilidade e Novos Negócios da BYD Brasil.

As baterias se diferem basicamente pela capacidade de armazenamento e consequentemente, os seus tipos de uso. A B-BOX PRO 13.8 trabalha tanto em sistemas on grid como off grid, possui um sistema de refrigeração natural e é expansível até 32 módulos, chegando a 441,6 KWh. A bateria B-BOX LV por sua vez opera em sistemas on-grid, com opção de adicionar um backup. Expansível até três módulos, sendo que sua capacidade de armazenamento parte de 3.5 KWh e alcança 14KWh no sistema modular. A B-BOX HV possui um sistema modular on grid e comporta um backup sendo que sua capacidade parte de 5KWh e alcança 10KWh. Em todos estes modelos sua aplicação pode ser tanto de porte residencial e comercial.