Cambridge lança dois ônibus de dois andares BYD ADL Enviro400EV 100% elétricos

Publicado em 17.02.2020 | Por Fabio

Alexander Dennis Limited (ADL) e a BYD Europe, a principal parceria produtora de ônibus elétricos do Reino Unido, acaba de fornecer dois ônibus 100% elétricos de dois andares para o operador Stagecoach, em Cambridge. Estes são os primeiros veículos BYD ADL Enviro400EV de emissão zero, além dos existentes na cidade de Londres, a serem lançados  no Reino Unido. A ADL é uma subsidiária da NFI Group Inc., fabricante líder mundial de ônibus, enquanto a BYD é líder global em baterias, gerenciamento de energia e mobilidade elétrica. Alexander Dennis e BYD forneceram os dois ônibus elétricos de dois andares à Stagecoach para um projeto do operador e a Greater Cambridge Partnership, que apoiam a melhoria na qualidade do ar no centro da cidade de Cambridge e informam possíveis investimentos futuros em uma frota de emissão zero.

No Brasil, a BYD possui uma fábrica de chassis de ônibus 100% elétricos. Os ônibus da BYD estão presentes em oito cidades do País, sendo duas em capitais: São Paulo e em Brasilia. “O Brasil começa a desenvolver políticas públicas, em especial a partir de ações efetivas de algumas prefeituras, em prol da mobilidade urbana sustentável. Os ônibus elétricos são grandes aliados na redução das emissões de poluentes locais e de gases do efeito estufa. E, a BYD tem sido destaque na introdução dessa solução que qualifica o transporte público e melhora a qualidade de vida da população”, afirma o diretor de marketing e sustentabilidade, Adalberto Maluf. As soluções eletrificadas de transporte público da BYD estão atualmente em execução em mais de 300 cidades em 50 países em todo o mundo.

Os passageiros da rota Citi 6 em Cambridge serão os primeiros nas regiões do Reino Unido a se beneficiarem da condução suave e silenciosa do BYD ADL Enviro400EV com o início do serviço nesta segunda-feira, dia 17 de fevereiro. O BYD ADL Enviro400EV foi construído nas fábricas da ADL na Grã-Bretanha em chassis fornecidos pela BYD, sua parceira de ônibus elétrico para o mercado britânico. O Stagecoach optou pela versão de 4,2m de altura baixa da carroceria do modelo City da ADL, acomodando até 70 passageiros, com 10,9 m de comprimento.

Michelle Hargreaves, diretora administrativa da Stagecoach East, disse que a introdução dos veículos elétricos foi um marco para a empresa e apóia a visão da Greater Cambridge Partnership de melhorar a qualidade do ar: “Ao longo dos anos, reduzimos constantemente o impacto ambiental de nossos ônibus a diesel e agora 32% da frota possui os motores Euro 6 mais eficientes. A adição de veículos elétricos é um passo adiante em nossas tentativas de reduzir ao mínimo as emissões. Na última década em todo o Reino Unido, o Stagecoach investiu mais de US $ 1 bilhão em novos veículos mais ecológicos e, até o final de 2020, terá uma das maiores frotas de ônibus elétricos da Europa.”

Com o sucesso do nosso produto de dois andares BYD ADL Enviro400EV em Londres, não surpreende que um grande operador como o Stagecoach possa ver os benefícios da mobilidade elétrica em outros lugares”, disse Frank Thorpe, diretor administrativo da BYD (Reino Unido). “Nosso veículo BYD ADL Enviro200EV de plataforma única já é o ônibus elétrico preferido por um número crescente de operadores em todo o Reino Unido, e só vejo um portfólio de clientes em expansão agora para a nossa oferta de plataforma dupla.”