BYD lança novos modelos de painéis solares e de baterias para armazenamento de energia na Intersolar

Publicado em 28.11.2019 | Por BYD Brasil

A BYD – a maior fabricante mundial de baterias recarregáveis, sistemas de armazenamento de energia, veículos 100% elétricos e uma das líderes do mercado de solar no Brasil –  está presente pelo terceiro ano consecutivo na Intersolar na maior feira da América Latina do setor solar, que acontece em São Paulo, entre os dias 27 e 29 de agosto de 2019. Em um espaço com mais de 80 m², a BYD apresenta dois novos modelos de painéis solares, um deles 100% desenvolvido pelo time P&D do Brasil. O Painel Convencional Mono Bifacial, que será apresentado na Intersolar, é o mais novo lançamento da empresa no Brasil. O projeto foi desenvolvido, exclusivamente, pelo time de P&D do Brasil e possui de 365 a 385 Wp. Também, será apresentado na feira o Painel Double Glass Mono Bifacial (BYD-M6B-36 -350-375Wp) produzido pela BYD na China.

Outra importante novidade é o lançamento do novo sistema ESS (Energy STorage System) Outdoor de 120kW/274 kWh dc, um revolucionário sistema de armazenamento de energia que pode ser instalado ao ar livre, sem a necessidade de um container ou casa de proteção, para sistemas ESS ligados à rede.

Adalberto Maluf, diretor de Marketing, Sustentabilidade e Novos Negócios da BYD Brasil ressalta que a empresa, que já é líder mundial em energia limpas e eletromobilidade, também é pioneira e líder em energias limpas no Brasil e na América Latina. “Após o estabelecimento da nossa fábrica de painéis solares em Campinas em 2017, grande parte do mercado de solar no Brasil tem optado pelos produtos BYD pela sua qualidade, tecnologia e durabilidade. Estamos, agora, apresentando novos produtos de excelência, entre eles novos painéis solares fotovoltaicos com eficiências superiores à 22% e novos modelos de baterias B-Box em baixa e alta voltagem (LV e HV), bem como um revolucionário sistema outdoor de ESS que vai transformar o mercado nacional”, afirma o diretor.

BYD Energy atinge a marca de 1GWp de painéis solares entregues

A BYD Energy acaba de atingir a marca de 1 GWp de painéis solares entregues no Brasil, correspondendo a cerca de 1/3 da capacidade instalada no mercado brasileiro. A BYD se orgulha muito de ter contribuído para que o País alcançasse a marca de 3 GWp instalados (sendo 1 GWp somente em geração distribuída), conforme projeção da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) baseado em dados na Aneel.

Além de suas novidades, a companhia também apresenta no estande um pouco da história das empresas Aldo e Alsol Energias Renováveis, que são líderes no mercado brasileiro de energia solar e precursoras do uso de baterias no Brasil.

A Aldo, a empresa que se tornou gigante no mercado solar e hoje é a maior parceira e revendedora dos produtos BYD na América Latina estará presente no estande. Aldo Pereira Teixeira, presidente e fundador da empresa, comenta a parceria: “Temos a visão de construir um país que dá exemplo por meio de uma matriz energética baseada em fontes limpas e renováveis. As baterias BYD revolucionaram o segmento de armazenamento de energia no Brasil e no mundo e os painéis possuem alta qualidade e eficiência. Queremos que a parceria com a BYD seja ainda mais próxima e vitoriosa para construirmos juntos o sonho verde e sustentável da ALDO”.

 

Os números da Aldo hoje impressionam: mais de 32.000 geradores de energia solar vendidos, são mais de 16.000 revendedores e instaladores, juntos, investindo forte na construção de soluções de energia elétricas fotovoltaicas para atender múltiplos perfis de clientes que buscam autossuficiência. A ALDO além de se tornar a maior fornecedora de equipamentos de energia solar do Brasil na Geração Distribuída é a única disponibilizar o Gerador Energia Solar 365, com as baterias B-BOX da BYD, um gerador de energia que tem como principal característica ser único com Multigrid com a autossuficiência, capaz de fornecer energia por meio da luz solar durante o ano inteiro.

A Alsol Energias Renováveis, empresa do Grupo Energisa, é especializada em geração distribuída e utiliza diferentes fontes renováveis. Pioneira no país em sistemas fotovoltaicos e armazenamento de energia, está presente em 12 estados do Brasil, possui cerca de 25 MWp de sistemas fotovoltaicos em operação e mais 15 MWp em implementação, é desenvolvedora de grandes projetos utilizando produtos da BYD.  Ampliaram sua parceria em 2017 quando a Alsol iniciou os estudos para a construção de uma fazenda solar de 5 MWp em Uberlândia. Com a utilização da tecnologia BYD, a empresa conseguiu desenvolver sistemas de excelência.

“Em 2017, quando fomos montar uma fazenda solar em Uberlândia optamos por utilizar os módulos com a BYD, até então seu maior negócio em geração distribuída. Depois, através de um processo de compras liderado pela Alsol, fizemos a primeira aquisição das baterias de lítio para um outro projeto, que tinha várias exigências técnicas e comerciais, que somente a BYD conseguiu atender 100% dos requisitos. A BYD hoje é um fornecedor que possui capacidade de honrar compromissos e ao mesmo tempo fornece soluções que são complementares entre si, em linha com nossa estratégia ”, conta Gustavo Malagoli, diretor de Tecnologia e Inovação da Alsol Energias Renováveis.

Atualmente, a Alsol Energias Renováveis está construindo, na região metropolitana de Campinas, a maior usina com painéis solares fabricados no Brasil, a TMW Energy. Para este projeto, a BYD está fornecendo 14,4 mil painéis de 330 KWp, que ocuparão um terreno de cerca de 80 mil metros quadrados, com potência instalada de 4,75 MWp, com projeção de geração de 7.318.000 kWh de energia ao ano.

Características dos novos painéis:

MBK-NTYPE- 365Wp até 385Wp
Painel Convencional Mono Bifacial *Lançamento da BYD Brasil em 2019, desenvolvido 100% pelo time de P&D do Brasil*
Garantia do Produto: 10 Anos
Garantia de Performance: 25 Anos

BYD-M6B-36 -350Wp-375Wp (Importado)
Painel Double Glass Mono Bifacial
Garantia do Produto: 10 Anos
Garantia de Performance: 30 Anos

 

Características dos novos sistemas ESS e B-box:

B-Box LV: Com 4 tamanhos variado a capacidade de armazenamento de energia entre 3,6 kWh a 14 kWh para sistemas on-grid compatível com os principais inversores vendidos no Brasil e no mundo.

B-Box HV: Com 3 modelos variado a capacidade de armazenamento de energia entre (5,12 kWh a 10,24 kWh) para sistemas on-grid compatível com os principais inversores vendidos no Brasil e no mundo.

ESS Outdoor: Revolucionário sistema on-grid com potência de carga de 120 KVA e capacidade de armazenamento de 274 kWh dc ou 232 kWh ac.

Serviço – Intersolar

Quando: 27 a 29 de agosto

Local: Pavilhão Expo Center Norte. Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo – SP. Localização estande BYD : D-100.