BYD entra no mercado de ônibus finlandês

Publicado em 24.09.2020 | Por Noticias BYD Imprensa

A BYD – fabricante líder mundial de ônibus elétricos – entrou no mercado de ônibus finlandês pela primeira vez após formalizar grandes pedidos com a Nobina, uma das maiores Operadoras de Transporte Público (PTOs) da Finlândia e da Escandinávia.

Ao todo serão 106 ônibus BYD, sendo 64 unidades para os serviços da Nobina em Helsinque e 42 unidades para a operação da Nobina em Turku. Os dois pedidos representam o maior pedido de ônibus elétricos já feito na Finlândia.

O anúncio também sinaliza um “marco triplo”, com a Nobina se tornando a primeira operadora na Europa a pedir o mais recente modelo de ônibus elétricos de 15 metros piso baixo da BYD. Um total de 42 dos novos veículos entrarão em serviço na operação da Nobina em Turku, na costa sudoeste da Finlândia, no verão de 2021.

O novo modelo de 15 metros da BYD oferece uma capacidade de 47 + 3 assentos e uma autonomia de carga única de 400 km nas condições de teste SORT 2.

Depois de cinco anos operando a marca BYD e seus ônibus 100% elétricos, a Nobina acumulou mais de sete milhões de “quilômetros elétricos”, o que equivale a reduzir suas emissões de CO2 em aproximadamente 7.500 toneladas. Os números contribuem significativamente para ajudar a reverter as mudanças climáticas e destacam o compromisso da BYD e da Nobina em fornecer uma solução de transporte sustentável.

O pedido da frota da Nobina para sua operação em Helsinque – com entregas a começar em 2021 – inclui 20 modelos BYD de piso baixo de 12 metros e 44 modelos articulados de 18 metros.

Com a presença já significativa da BYD na região nórdica, este último pedido da Nobina segue as recentes entregas que se somam a outras realizadas para grandes operadores na Noruega – todas no prazo, apesar das restrições do Coronavírus. O relacionamento da BYD com a Nobina é particularmente bem-sucedido, com seus ônibus totalmente elétricos e 100% livres de emissões em operação na Suécia, Noruega e agora na Finlândia. A BYD agora tem mais de 400 ônibus elétricos entregues ou encomendados para frotas em 20 vilas e cidades em toda a Escandinávia.

Ônibus articulado totalmente elétrico BYD de 18 metros

“Nós da Nobina Finlândia estamos entusiasmados com o início das operações da BYD ônibus elétrico na área de Turku no próximo ano” diz Petri Auno, CEO da Nobina Oy. “Uma grande parte da frota de ônibus na região de Turku fará a transformação para eletromobilidade em direção a um futuro mais ecológico. Nossa rede de rotas é extensa, portanto, muitos passageiros podem se beneficiar com os novos veículos”.

O Diretor Executivo da BYD Europe, Isbrand Ho, acrescenta: “Estamos muito satisfeitos que nosso relacionamento com a Nobina continue a crescer e estamos especialmente satisfeitos que Nobina seja o primeiro operador selecionado para adquirir nosso novo modelo de 15 metros. “A região nórdica lidera o resto da Europa na adoção da eletrificação”, diz ele, “fornecendo evidências de que a mobilidade elétrica oferece benefícios operacionais tangíveis para os operadores de transporte público, ao lado de viagens locais seguras, silenciosas e confortáveis para os passageiros. Com nossa vasta experiência em tecnologia de bateria e gerenciamento de energia, continuaremos a fornecer soluções completas de eletromobilidade para operadoras de ônibus.”

A aparição da BYD pela primeira vez na Finlândia acontece logo após a empresa entrar no mercado alemão, que irá receber 22 ônibus elétricos para dois operadores líderes na Renânia do Norte-Vestfália e, também, após a primeira entrega da frota da BYD na Hungria no final de julho – 10 ônibus piso baixo de 12 metros para a cidade de Pécs. Hoje, os ônibus elétricos da BYD podem ser encontrados em todos os cantos da Europa continental; do clima quente e árido da Península Ibérica às condições congelantes do norte da Suécia – incluindo as operações da Nobina na cidade de Piteå, onde, a partir de 2021, os ônibus elétricos da BYD entrarão em serviço.

Sobre Nobina

Nobina é a maior e mais experiente empresa de transporte público da região nórdica. A experiência da empresa em prospecção, licitação e gestão ativa de contratos de transporte público de ônibus em combinação com a qualidade de entrega de longo prazo torna a Nobina a líder do setor em termos de lucratividade, desenvolvimento e iniciativas que promovem uma indústria mais saudável. Todos os dias, Nobina garante que cerca de um milhão de pessoas cheguem ao trabalho, escola ou outras atividades prestando serviços de transporte público de ônibus contratados na Suécia, Noruega, Finlândia e Dinamarca. Além disso, a Nobina oferece serviços especiais de transporte público sob a marca Samtrans no mercado sueco. A empresa tem vendas superiores a SEK 10 bilhões (2018/19), 11.000 funcionários e está sediada em Solna, Estocolmo. Para obter mais informações, consulte o site da Nobina: www.nobina.com.