BYD e ADL fazem parceria e lançam primeiros ônibus elétricos de Glasgow

Publicado em 24.01.2020 | Por BYD Brasil

A BYD Europa e a empresa Alexander Dennis Limited (ADL) anunciaram parceria no desenvolvimento de dois ônibus 100% elétricos para Glasgow. Os ônibus, que foram financiados pela SP Energy Networks, reduzirão as emissões na maior cidade da Escócia. A BYD é líder global em baterias, gerenciamento de energia e mobilidade elétrica, enquanto a ADL é uma subsidiária da líder global em ônibus NFI Group Inc. (NFI).

Os dois ônibus, BYD-ADL Enviro200EV, vão servir rotas locais da do distrito de Milton para o centro da cidade de Glasgow, na Escócia. Os ônibus de emissão zero vão melhorar a qualidade do ar para os moradores, incluindo as crianças da Escola Primária de St. Joseph. Os alunos da escola foram os primeiros passageiros no passeio inaugural do evento de lançamento com a presença de Nicola Sturgeon , Primeiro Ministro da Escócia, e Anna Richardson, responsável pelo programa Redução de Carbono e Cidade Sustentável para Redução de Carbono da Câmara Municipal de Glasgow.

A introdução dos ônibus elétricos com emissões zero foi possível graças à concessão de 1,5 milhão de libras esterlinas em financiamento do Fundo de Economia Verde da SP Energy Networks, criado pelo operador da rede de eletricidade para apoiar o ambicioso plano de metas verdes do governo de melhorar a qualidade do ar nas cidades escocesas e acelerar a chegada de um futuro melhor para todos.

Os ônibus de 10,8 metros foram construídos por Alexander Dennis, na Escócia, em chassis fornecidos pela BYD de sua fábrica em Komárom, Hungria, oferecendo 36 assentos confortáveis em um interior espaçoso. As baterias serão carregadas durante a noite no depósito da First Glasgow em Caledonia, onde o operador instalou 22 pontos de carregamento para atender os novos investimentos em ônibus elétricos.

Andrew Jarvis, Diretor Geral da First Glasgow, disse: “Estamos muito satisfeitos em lançar a primeira conversão da cidade de um serviço de ônibus comercial para operação totalmente elétrica. Toda a equipe da First Glasgow está entusiasmada por se unir à SP Energy Networks para levar esses veículos com zero emissão de última geração para a população de Glasgow. Cada viagem do cliente na rota economizará cerca de 2 kg de CO2 em comparação com a condução por conta própria em um carro médio, tornando o ônibus a melhor escolha para reduzir o impacto no planeta.”

Frank Mitchell, CEO da SP Energy Networks, acrescentou: “Glasgow tem planos ambiciosos para ser a primeira cidade de carbono zero do Reino Unido até 2030, mas para que isso aconteça, haverá grandes mudanças em toda a cidade. A introdução desta nova tecnologia de ônibus elétricos vai melhorar a qualidade do ar e a poluição sonora no centro da cidade e em outras comunidades. Estamos muito orgulhosos de estar apoiando este momento histórico para Glasgow, financiando totalmente a infra-estrutura e veículos para a sua primeira rota de ônibus 100% elétricos desde a década de 1960.”

Colin Robertson, Diretor Executivo da Alexander Dennis, disse: “Ônibus sustentáveis são parte da solução para a emergência climática e na Alexander Dennis estamos orgulhosos de estar liderando essa transformação junto com nossa parceira BYD. Nossos ônibus elétricos já estão funcionando no Aeroporto de Glasgow e é ótimo vê-los tomar as ruas da maior cidade da Escócia, proporcionando benefícios reais para os passageiros e moradores.”

Frank Thorpe, diretor administrativo da BYD do Reino Unido, disse: “A mobilidade elétrica representa o futuro a longo prazo para as autoridades locais de transporte público. Um público cada vez mais consciente do clima despertou para o importante papel que os ônibus elétricos podem desempenhar nas cidades e os operadores estão percebendo os benefícios comerciais da mobilidade elétrica. Estamos muito satisfeitos por fazer parceria com a organização líder de mercado – a ADL, construindo juntos um vínculo formidável para operadores e passageiros. ”