BYD demonstra liderança na Europa no IAA Hannover 2018

Publicado em 29.10.2018 | Por BYD Brasil

Mais de 600 ônibus vendidos, o que equivale a uma participação de mercado de 20%.

A BYD está participando pela segunda vez do IAA Hannover 2018, evento que acontece de 19 a 27 de setembro, e demonstra sua liderança no mercado europeu de ônibus elétricos. Desde que iniciou suas vendas de ônibus na Europa, em 2010, a BYD vendeu mais de 600 ônibus, o que equivale a uma participação de mercado de 20%. A BYD é, portanto, de longe, a líder de mercado em ônibus elétricos, com mais de 35 mil unidades entregues em todo o mundo e está constantemente desenvolvendo novos produtos.

Há dois anos, neste mesmo evento, a BYD estreou globalmente o primeiro ônibus 100% elétrico do mundo. Este ano, a empresa está lançando seu primeiro ônibus 100% elétrico altamente modular de 12 metros, bem como um ônibus 100% elétrico articulado de 18 metros com carregamento pantógrafo.

O ônibus altamente modular é baseado em um novo conceito de fabricação que otimiza totalmente o projeto estrutural. Isso acelera o tempo de produção e instalação de P&D eleva a menos componentes. Além disso, por meio do uso de novos materiais, a construção modular resulta em um ônibus mais leve.

Tanto o ônibus de 12 metros quanto o de 18 metros compartilham o novo design frontal e são equipados com novos recursos, incluindo a bateria BYD de fosfato de ferro de alta densidade de potência, juntamente com o sistema de gerenciamento térmico de bateria. Além disso, os ônibus possuem um sistema inteligente de monitoramento e diagnóstico, permitindo que os clientes controlem remotamente os sistemas de barramento e diagnostiquem os problemas.

Os novos modelos são fabricados ou montados em duas fábricas europeias de ônibus da BYD. O ônibus de 12metros é produzido em Komarom, na Hungria. Esta primeira fábrica europeia de ônibus da BYD está em funcionamento desde abril de 2017. Desde a sua inauguração, forneceu frotas de ônibus 100% elétricos aos clientes holandeses Connexxion e Syntus e à Nobina sueca. Recentemente, iniciou a produção de 30 ônibus para o aeroporto de Bruxelas.

O ônibus articulado de 18 metros é montado na segunda fábrica de ônibus da BYD na Europa, localizada em Beauvais, na França. Esta fábrica, inicialmente destinada à montagem de ônibus produzidos na Hungria para testes no mercado francês, será comissionada dentro de um mês.

Durante a IAA, foi anunciada uma grande encomenda para a BYD. A operadora de ônibus sueca Nobina fez pedidos para um total de 26 ônibus, sendo 11 unidades de 12metros, 10 unidades de 18 metros e cinco micro-ônibus de 8,7 metros, servindo rotas no sudoeste da Suécia. Com esses novos pedidos, a BYD já soma mais de 100 encomendas em 2018 na Escandinávia.



De acordo com Isbrand Ho, Diretor da BYD Europe, “Há muitos novos ônibus elétricos em exibição no IAA 2018, mas a BYD, como o mais experiente e maior fornecedor de ônibus elétricos, pode adotar uma abordagem mais madura. Estamos anunciando importantes melhorias no produto e oferecendo benefícios reais aos operadores.

A BYD

“Pioneira em soluções de energia limpa”

Gigante global especializada em energia limpa, a BYD foi fundada em 1995 e rapidamente se tornou a maior fabricante mundial de baterias recarregáveis, sistemas de armazenamento de energia, ônibus e caminhões 100% elétricos. Desde 2015, a BYD também vem surpreendendo o mundo como a maior fabricante de automóveis elétricos e híbridos plug-in do mundo (2015, 2016 e 2017).

A empresa está presente em cinco continentes, mais de 50 países e em cerca de 200 cidades e têm entre seus sócios o americano Warren Buffet. Com mais de 220 mil funcionários distribuídos em 40 fábricas ao redor do globo (sendo 20 mil engenheiros pesquisadores), a chinesa BYD é, ainda, a segunda maior fornecedora de componentes para celulares, tablets e laptops no mundo para outras marcas globais, e considerada uma das 15 empresas que estão mudando o mundo para melhor “Change The World” da Revista Fortune.Em 2016, a BYD ganhou o prêmio Zero Emission Eco system da ONU, na categoria grandes corporações. Em 2016, a empilhadeira elétrica da BYD ganhou o prêmio IFOY de melhor empilhadeira elétrica do mundo. A primeira vez que uma marca não europeia ganha o principal prêmio do setor de logística na Europa.

No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, neste mesmo local, inaugurou sua planta de produção de módulos fotovoltaicos.

A BYD Brasil já emprega mais de 300 funcionários nas cidades de Campinas e São Paulo.