BYD comemora 3 anos da fabricação do primeiro painel solar no Brasil

Publicado em 27.02.2020 | Por Fabio

A BYD Energy comemorou nesta quinta-feira, 27 de fevereiro, 3 anos da fabricação do primeiro painel solar da sua fábrica no Brasil, localizada em Campinas (SP). Desde então, a empresa já entregou mais de 1.3 GWp de painéis solares fotovoltaicos no Brasil, o que representa cerca de 1/3 do mercado nacional.

A fábrica da BYD de Módulos Fotovoltaicos produz hoje três tipos de painéis: o Policristalino P6K, o Bifacial MBK e o Monocristalino M6K. Todos os modelos estão enquadrados no FINAME para geração distribuída. O painel solar Monocristalino Bifacial foi o primeiro módulo desenvolvido pela equipe de P&D da BYD Brasil, um produto 100% brasileiro desde a sua concepção, até a fabricação. O produto se destaca pela utilização de célula de alta tecnologia com 22% de eficiência. Com isso, os módulos apresentam excelente desempenho óptico, com uma geração de 481Wp, em condições de 80% de reflexibilidade do solo.

“A BYD Brasil tem um papel muito importante no crescimento do mercado fotovoltaico brasileiro. Sendo assim, a empresa contribui com a geração de empregos e renda no país, e aumenta a segurança energética nacional com a diversificação da nossa matriz com mais energia limpa e renovável”, comemora Adalberto Maluf, diretor de marketing e sustentabilidade da BYD Brasil.

Segundo estudo da Greener (https://www.greener.com.br/pesquisas-de-mercado-energia-solar-fotovoltaica-brasil/)divulgado no início de 2020, a BYD Brasil saltou de quinto para a segunda posição no índice de capilaridade das instaladoras de módulos solares no país, subindo de 16% para 44% o número de instaladores que preferem os módulos BYD em suas instalações, o maior crescimento de uma empresa do setor solar fotovoltaico.

No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em Campinas, em 2015. A planta era voltada para produção de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras. Em abril de 2017, inaugurou sua segunda planta para produção de módulos fotovoltaicos, consolidando-se como uma das líderes desse importante mercado no Brasil. Em fevereiro de 2019, a BYD Brasil assinou seu primeiro projeto de SkyRail (monotrilho) no país. O modelo é uma Parceria Público Privada (PPP) de R$ 1,5 bilhão na cidade de Salvador. A BYD Brasil já emprega mais de 300 funcionários nas cidades de Campinas e São Paulo.