BYD assina contrato para fornecimento dos trens do Projeto Linha 17 – Ouro do Metrô de São Paulo

Publicado em 07.05.2020 | Por BYD Brasil

A BYD SkyRail São Paulo e o Metrô de São Paulo assinaram o contrato para o fornecimento dos trens do Projeto Linha 17 (Ouro). Isso marca o segundo grande projeto da BYD de Skyrail no Brasil, o primeiro está em curso na Região Metropolitana de Salvador. A BYD Skyrail será responsável por fornecer 14 composições (trens) do sistema Skyrail, com cinco carros cada um, projetado para atingir um fluxo diário de até 185 mil passageiros com a conclusão total da linha. O contrato engloba também a instalação de portas de plataforma nas oito estações da linha, equipamentos para o sistema de alimentação elétrica, aparelhos de mudança de via e de manutenção dos trens e sistema de controle central.

Nessa primeira fase do projeto da Linha 17, está prevista a ligação do Morumbi ao aeroporto de Congonhas, num trajeto de 7.7 Km com oito estações. Com as outras duas fases, o projeto alcança 17,7km.

Fonte: Metro SP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projetado para auxiliar na solução do congestionamento do tráfego urbano, o SkyRail da BYD é um sistema de monotrilho suspenso. Com um investimento de USD 1 bilhão, o modelo foi desenvolvido por uma equipe de P&D com mais de mil profissionais. O SkyRail traz custos mais baixos, menor período de construção e maior adaptabilidade do terreno quando comparado às tecnologias concorrentes, além de ser eficiente em termos energéticos, com emissão zero de poluentes  e operação silenciosa.

A conclusão da Linha 17 deverá aliviar significativamente a pressão sobre o tráfego rodoviário entre o Aeroporto de Congonhas e outras seções da cidade. Segundo Tyler Li, Presidente da BYD Brasil, é um orgulho para a empresa fazer parte deste projeto.  “Esta obra é aguardada há anos pela população de São Paulo. Teremos um enorme prazer em realizar este projeto de suma importância para a mobilidade da maior cidade do Brasil”, comemora.

O processo de  licitação levou em consideração a  experiência da BYD Skyrail em fornecer uma solução integrada, incluindo veículos, pistas, estações e controle automático de sistemas de sinais de comunicação; e capacidade de fornecer soluções personalizadas com base em diferentes terrenos e localidades. Também foi destacado que a BYD  possui propriedade intelectual capaz de desenvolver soluções, permitindo que a empresa forneça um sistema de transporte ferroviário eficaz e especializado.

Com o Brasil como ponto de partida, a BYD procura atender outros países da América do Sul e causar um forte impacto na construção do transporte ferroviário urbano em todo o mundo. O mercado latino-americano da BYD está em rápida expansão para outras soluções da BYD. Ônibus, táxis e caminhões 100% elétricos estão atendendo com sucesso os mercados em muitos países da região, incluindo Chile, Brasil, Colômbia, Argentina, Peru e Uruguai. Globalmente, os veículos elétricos da BYD se espalharam por mais de 300 cidades em mais de 50 países e regiões.

Skyrail também em Salvador

A Região Metropolitana de Salvador também será beneficiada pelo sistema Skyrail, construído e operado pela Metrogreen Skyrail Concessionária da Bahia S.A., uma Parceria Público Privada entre a BYD e o Governo do Estado da Bahia. O chamado VLT do Subúrbio vai ligar Salvador à Ilha de São João, em Simões Filho, município da região metropolitana. O equipamento também chegará à estação Acesso Norte do metrô, perfazendo um total de 24 quilômetros de extensão. Ao todo serão 172 mil pessoas transportadas por dia, dentro de uma região que abriga mais de 600 mil cidadãos.