Aumenta demanda por sistemas de armazenamento de energia. Alto custo da energia e regiões isoladas do País impulsionam setor

Publicado em 15.12.2019 | Por BYD Brasil

Redução dos custos da bateria no mundo também está sendo fundamental para crescimento exponencial do setor

Com o aumento dos custos da energia elétrica no País e o difícil acesso à energia em regiões isoladas, o mercado busca cada vez mais alternativas que possam responder positivamente a estas duas demandas. Em diversos países o conceito de autoconsumo, que prevê a geração de energia (solar), o armazenamento e o consumo da própria energia, já está popularizado. Neste modelo, a rede tradicional passa a ocupar o posto de backup do sistema do autoconsumo, sendo utilizado apenas em caso de necessidade.

No Brasil, esse mercado começa a mudar e já é possível apontar alguns fatores que estão contribuindo para esta transformação do cenário nacional: queda dos preços dos sistemas;  aumento do valor da energia elétrica; uso de bandeiras tarifárias, instabilidade da rede elétrica em algumas regiões do território Brasileiro , redução do consumo em horário de ponta, complemento de demanda contratada (evitando o pagamento de multas) e uso em regiões isoladas do País.

Atenta às demandas deste mercado em ascensão, a BYD, fabricante de painéis fotovoltaicos e sistemas de armazenamento de energia, trouxe para o Brasil a sua linha de baterias de armazenamento B-Box.

De acordo com projeções da Bloomberg NEF, as estações de armazenamento de energia em todo o mundo se multiplicarão exponencialmente, de 9GWh/17GWh implantado até 2018 para 1.095GW / 2.850GWh até 2040. O aumento de 122 vezes do armazenamento de energia estacionária nas próximas duas décadas vai exigir US $ 662 bilhões em investimentos. Isso será possível devido a quedas acentuadas no custo das baterias de ferro-lítio nos próximos anos. Desde 2010 as baterias de ferro-lítio tiveram uma redução de 85% no seu valor médio.

 

Sistemas de armazenamento de energia BYD de fosfato ferro lítio são considerados os mais seguros do mundo

O B-Box da BYD foi desenvolvido com baterias de fosfato ferro lítio. Os modelos disponíveis no mercado são as versões: B-BOX PRO 13.8; B-BOX LV; B-BOX HV, ESS Outdoor e ESS Container, que podem ser utilizadas em residências, comércio, indústrias, condomínios em áreas rurais ou urbanas.

Toda a linha de baterias de armazenamento de energia da BYD possui em sua composição uma química segura (fosfato ferro lítio), de alta densidade de energia, amigável ao meio ambiente e com alta eficiência de carga e descarga. O equipamento já vem dotado com todas as interconexões BMS, de fácil instalação. Além das grandes vantagens de segurança e tamanho dos sistemas, as B-BOX também tem como diferencial um sistema completo de gerenciamento, garantindo a maior eficiência e praticidade para o usuário.

As baterias se diferem basicamente pela capacidade de armazenamento e consequentemente, os seus tipos de uso. A B-BOX PRO 13.8 trabalha tanto em sistemas on grid como off grid, possui um sistema de refrigeração natural e é expansível até 32 módulos, chegando a 441,6 KWh. A bateria B-BOX LV por sua vez opera em sistemas on-grid, com opção de adicionar um backup. Expansível até três módulos, sendo que sua capacidade de armazenamento parte de 3.5 KWh e alcança 14KWp no sistema modular. A B-BOX HV possui um sistema modular on grid e comporta um backup sendo que sua capacidade parte de 5KWh e alcança 10KWh. Em todos estes modelos sua aplicação pode ser tanto de porte residencial e comercial.

A bateria B-BOX PRO 13.8, por exemplo, se comparado a uma bateria de chumbo ácido leva vantagem em diversos itens como, potência, peso e área demandada de instalação.

 

Tabela comparativa: bateria B-BOX 13.8 X Chumbo ácido

B-BOX 13.8 – 1 unidade Chumbo ácido – 11 unidades
I = 250 A/h I = 105 A/h

 

P = 13,8 kW/h P = 1,25 kW/h

 

Peso = 181 kg Peso = 27,3 kg = 300 kg

 

Área 3,5 m² Área = 5,5 m²

 

 

“A linha de armazenamento de energia solar da BYD é a mais completa disponível no Brasil. As baterias de armazenamento podem ser instaladas nos mais diversos espaços, atendendo os mais diversos públicos, seja em escala domiciliar quanto industrial. O ESS container, por exemplo, é uma verdadeira revolução para o setor industrial, pois o mercado de solar tem se tornado uma opção econômica e ao mesmo tempo sustentável, que começa a transformar a matriz energética do País”, afirma Adalberto Maluf, diretor de Marketing, Sustentabilidade e Novos Negócios da BYD Brasil.

Alguns destaques da nova tecnologia BYD dos sistemas de armazenamento B-BOX de baterias de fosfato de ferro-lítio:

  • Bateria com química segura: mesmo em um incêndio ou em um acidente, a bateria não é fonte de perigo;
  • Sistema On grid e off grid;
  • Alta capacidade de carga que ocupa um pequeno espaço físico.

 

Cases de destaque

A Alsol, em parceria com a BYD, montou o maior sistema de armazenamento de energia já instalado na América Latina, localizado na cidade de Uberlândia, no estado de Minas Gerais e sua a capacidade instalada é de 1.26MVA / 1.366 MWh.

A Aldo Solar por sua vez é destaque global ao ter montado um sistema 100% integrado, que permitiu que a empresa se tornasse independente na geração e no fornecimento de sua própria eletricidade. Em uma área de 17 mil m² a empresa montou uma verdadeira fábrica de energia limpa e sustentável, com um sistema completo de geração de 310 KWp em painéis fotovoltaicos e uma capacidade instalada de sistema de armazenamento de 414 Kwh, com 30 baterias B-Box 13,8, sendo oito baterias no sistema off-grid e 22 baterias no sistema on-grid, que garantem energia 365 dias no ano.